quarta-feira, julho 01, 2009

Comunicação Interpessoal e Organizacional

A comunicação é a forma pelo qual o ser humano interage e se desenvolve socialmente. Nas
organizações, é imprescindível a forma como as pessoas se comunicam para atingir as metas da empresa.
As organizações, no contexto atual, têm passado por grandes mudanças uma vez que o ambiente
impõe novos caminhos e, conseqüentemente, novas estratégias de atuação. Assim, as organizações
precisam ter uma comunicação interna integrada com políticas globais, estratégias delineadas e programas
de ação voltados para todo o pessoal do ambiente interno e dispor de canais e instrumentos diversos que
permitam a todas as áreas da organização atuarem sinergicamente.
A comunicação está no núcleo da liderança e da gestão empresarial, uma vez que consiste em
um relacionamento interpessoal no qual, através do processo comunicativo, os líderes procuram
influenciar pessoas a realizarem suas atividades na empresa e a se engajarem na consecução dos
objetivos e metas traçados no planejamento estratégico.
A comunicação é o espelho da cultura organizacional e se reflete no processo de gestão, de
modo que, se as lideranças de uma empresa não se comunicam com eficácia, a empresa certamente
não se comunicará muito bem. Não é difícil perceber que hoje muitos dos problemas organizacionais
decorrem justamente da ineficácia de comunicação de suas lideranças.


Conceitos teóricos da comunicação organizacional
A comunicação é um fato nas organizações, ou seja, não existe nenhuma organização sem uma
prática comunicativa, ainda que a metodologia comunicativa que não sejam institucionalizados. Eles
são essenciais para a operação da empresa e estão fortemente vinculados às formas de significar,
valorar e expressar uma organização, isto é, ao processo comunicacional e constitutivo da cultura da
organização, e de sua identidade, configurando imagens reconhecidas por seus diversos públicos
internos e externos. A comunicação pode ser entendida, então, como um alicerce que dá forma à
organização, fazendo-a ser aquilo que ela é. Porém, isso não significa que a comunicação seja algo
autônomo, porque ela será sempre correspondente à forma de ser daquilo que a engendra, neste caso, a
empresa ou instituição.
A comunicação organizacional necessita ser entendida, de maneira integral, como elemento
que atravessa todas as ações de uma empresa ou organização e que configura, de forma permanente, construção de sua cultura e identidade. Cada vez mais, torna-se claro como os processos de
comunicação contribuem para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto,
mais comprometidas, dando maior flexibilidade às organizações como e com uma permanente
transformação e facilitando sua interação social de modo responsável para conjugar seus interesses
com as condições culturais, econômicas e políticas nas quais se movem.
Longe de ser um processo unilateral, a comunicação é sobretudo um exercício de influência, a
partir da transmissão de informações, idéias ou emoções de uma parte para outra utilizando códigos
compartilhados pelo emissor e o receptor.
De acordo com Kunsch (2003) a comunicação integrada é uma filosofia que direciona a
convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Ela pressupõe uma junção da
comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa que formam o três (mix), o composto
da comunicação organizacional, ou seja, a convergência de todas as atividades com base numa política
global, claramente definida e nos objetivos gerais da organização, possibilitando ações estratégicas e
táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas, com vistas à eficácia (figura1).

Composta da comunicação organizacional
construção de sua cultura e identidade. Cada vez mais, torna-se claro como os processos de
comunicação contribuem para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto,
mais comprometidas, dando maior flexibilidade às organizações como e com uma permanente
transformação e facilitando sua interação social de modo responsável para conjugar seus interesses
com as condições culturais, econômicas e políticas nas quais se movem.
Longe de ser um processo unilateral, a comunicação é sobretudo um exercício de influência, a
partir da transmissão de informações, idéias ou emoções de uma parte para outra utilizando códigos
compartilhados pelo emissor e o receptor.
De acordo com Kunsch (2003) a comunicação integrada é uma filosofia que direciona a
convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Ela pressupõe uma junção da
comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa que formam o três (mix), o composto
da comunicação organizacional, ou seja, a convergência de todas as atividades com base numa política
global, claramente definida e nos objetivos gerais da organização, possibilitando ações estratégicas e
táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas, com vistas à eficácia (figura1).
construção de sua cultura e identidade. Cada vez mais, torna-se claro como os processos de
comunicação contribuem para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto,
mais comprometidas, dando maior flexibilidade às organizações como e com uma permanente
transformação e facilitando sua interação social de modo responsável para conjugar seus interesses
com as condições culturais, econômicas e políticas nas quais se movem.
Longe de ser um processo unilateral, a comunicação é sobretudo um exercício de influência, a
partir da transmissão de informações, idéias ou emoções de uma parte para outra utilizando códigos
compartilhados pelo emissor e o receptor.
De acordo com Kunsch (2003) a comunicação integrada é uma filosofia que direciona a
convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Ela pressupõe uma junção da
comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa que formam o três (mix), o composto
da comunicação organizacional, ou seja, a convergência de todas as atividades com base numa política
global, claramente definida e nos objetivos gerais da organização, possibilitando ações estratégicas e
táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas, com vistas à eficácia (figura1).
Figura 1 – Composta da comunicação organizacional
– Composta da comunicação organizacional
Planejamento estratégico da
Comunicação organizacional:

Comunicação organizacional
Integrada:

Interação sinérgica, envolvendo
todos os segmentos da comunicação
Comunicação:

Comunicação Interna:
Comunicação administrativa:
Comunicação mercadológica:








A comunicação organizacional vem tomando uma nova dimensão estratégica nas empresas
que, como se vê, modifica alguns antigos costumes e limites. A comunicação assume um papel muito
mais compreensivo, fazendo referência a tudo que diz respeito ao funcionário e ao funcionamento da
empresa. As empresas tem que abrir oportunidades, reduzir desconfianças e iniciar um diálogo, sem
limites com os formadores de opinião, o que só será possível se todas as opiniões e as posturas dos
funcionários que compõem esse grupo seja levado a sério.
Para Genelot (2001) nos sugere que a estratégia de comunicação organizacional agrega valores,
possibilita a integração de grupos e pessoas e produz interposições significativas das empresas com
seus dessemelhantes públicos. A comunicação exerce, portanto, um papel significativo, pois envolve a
troca consciente de mensagens entre interlocutores, sendo fator essencial de convivência e elemento
determinante das formas que a sociabilidade humana assume.
Para finalizar minha conclusão vele a pena ressaltar Braman (1989:239) que diz que “a
informação não é afetada somente por seu ambiente, mas ela própria afeta os outros elementos do
ambiente. A informação não é aquilo que está somente embutida numa estrutura social, mas ela
mesma é criadora da estrutura”.


Um comentário:

  1. O texto nos mostra que a comunicação é essencial na vida do ser humano em diversas áreas,é de extrema importância a forma que as pessoas se comunicam para que se alcance uma determinada meta em todos os aspectos de nossas vida,visando a parte profissional se a empresa não se comunica com eficiência certamente não se comunicara muito bem,a comunicação exerce um papel fundamental pois envolve uma troca de mensagem entre interlocutores levando a todos chegar a um denominador comum

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